Ubatuba celebra Dia da Consciência Negra
Serão dois dias de muita dança e música, em homenagem aos afro-descendentes, pela importância de sua participação no desenvolvimento do país
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Essa data tem o objetivo de lembrar a resistência do negro à escravidão, bem como a sua importância para o desenvolvimento do Brasil.
Em Ubatuba, a celebração acontece todos os anos, numa parceria entre a comunidade negra, a Fundart e a Prefeitura de Ubatuba. Neste ano, a comemoração terá dois dias de programação, em atrações culturais que acontecerão em frente ao Sobradão do Porto nos dias 19 e 20.
Segundo o fotógrafo Paulo Zumbi, que é um dos organizadores do evento há mais de 15 anos em Ubatuba, a data é uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. “Esta é uma data nacionalmente comemorada, por conta da identidade e da importância do negro na construção e no desenvolvimento do Brasil. Em Ubatuba, fazemos questão de celebrar todos os anos, exaltar a nossa cultura e demonstrar a importância da igualdade social. Nos últimos anos, tivemos diversas conquistas e queremos cada vez mais reforçar a importância do negro na sociedade brasileira.”
Programação
A comemoração se inicia às 20h do dia 19, sexta-feira, com a abertura de uma exposição que contará com textos, fotos e artes plásticas relativas ao tema. Na ocasião, os grupos Rasambru Jazz e Samba e Ousadia estarão presentes, para dar o tom musical ao evento.
Já no dia 20, a programação tem início às 16h, com apresentações de projetos culturais de escolas do município, como a Escolata da Escola Maestro Pedrinho, a Timbalata, da Escola Maria Josefina e os grupos de ballet clássico e dança contemporânea da Escola Hugo Simeão.
À noite, a partir das 19h30, acontecerão apresentações de capoeira, maculelê e dança afro, com o grupo “Unidos da Liberdade”. Depois, os “Tambores da Fazenda” soarão no palco da praça, na apresentação dos jovens do Quilombo da Fazenda. Em seguida, às 20h30, um concurso elegerá “A Mais Bela Negra” de Ubatuba. A noite se encerra com um Festival de Música, com as bandas Chinelo e Meia, Exóticos, Soul Groove Brazil e Jorlan Lopes, entre outros. No dia 21, domingo, às 20h, acontece a celebração de uma Missa Afro, na Igreja Matriz.
Fonte - Assessoria de Comunicação - PMU
terça-feira, 23 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Consciência Negra 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)